Quando falamos em UX, muitas pessoas associam logo a parte de Design, mas UX não é apenas isso. Ao longo deste artigo, falaremos melhor sobre a relação do UX com a acessibilidade e como isso pode impactar positivamente o seu negócio. 

Por isso, se você ainda tem a crença antiga de que UX engloba apenas a parte de design, leia este conteúdo até o final. Temos certeza que ele abrirá muito a sua mente.

Contudo, antes de iniciarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que ainda não sabem o que é UX. 

Agora, vamos lá! 

O que é UX? 

Antes de entrarmos na relação do UX Design com a acessibilidade, é muito importante falarmos um pouco sobre o conceito básico do UX. 

UX ou User Experience não é nada mais do que a ideia de se concentrar na experiência do usuário e fazer com que ela seja a melhor possível. Sendo assim, podemos considerar que, no UX, a experiência do usuário fica em primeiro lugar. 

Para um negócio, focar na experiência do usuário é algo que trará vários pontos positivos, como a fidelização dos clientes. Quando um software ou um site focam em UX, por exemplo, eles acabam fidelizando aquela pessoa - afinal, ela se sentirá bem usando aquele serviço, o que faz com que ela volte mais vezes.

No inverso, quando um serviço não foca no UX, ele acaba entregando uma experiência ruim aos usuários, fazendo com que eles não queiram usar aquele serviço futuramente. Sendo assim, podemos entender que o UX é um conceito muito, muito importante.

Entendendo isso, muitas pessoas podem estar se perguntando: "mas qual a relação do UX com a acessibilidade?" 

Falaremos melhor sobre isso no próximo tópico: 

Relação do UX com a Acessibilidade para todos

No momento em que você começa a se concentrar na melhor experiência para o usuário, você precisa atender as necessidades do público sobre acessibilidade em diferentes dispositivos e locais.

Dessa forma, para um software conseguir atingir todos os públicos da melhor forma possível, ele tem que ser um software acessível. Quando falamos em acessível, estamos nos referindo a um sistema que proporciona facilidade para que qualquer pessoa, de qualquer idade, nível intelectual e com deficiência, possa manusear o software. 

Infelizmente, atualmente, vemos que são poucos os sistemas que realmente focam nessa forma de acessibilidade. Isso faz com que o público que realmente necessita de acessibilidade - através de diferentes recursos - não consiga usar aquele serviço. 

Para você ter noção do tamanho do público que pode deixar de usar o seu site ou serviço apenas porque ele não é acessível, mostraremos alguns dados importantes no próximo tópico: 







Universo da Acessibilidade

Assim como falamos antes, o universo da acessibilidade muitas vezes é esquecido, mas o que poucos negócios entendem é que este é um universo gigantesco. 

No momento em que as pessoas que precisam de acessibilidade são excluídas, você está deixando de ter inúmeros usuários. Isso é algo que, além de prejudicar diretamente a sua base de usuários e de leads, ainda prejudica o branding da sua empresa - por mostrar que ela não é uma empresa que se importa com acessibilidade.

Entendendo isso, apenas para você ver o tamanho do público, vamos apresentar alguns dados importantes relacionados às pessoas com deficiência: 

Começando pelas pessoas com deficiência auditiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1.5 bilhão de pessoas possuem um nível de deficiência auditiva. Realmente é um público gigante que muitas vezes não é incluído. 

Partindo para a deficiência visual, cerca de 253 milhões de pessoas são cegas ou têm algum tipo de deficiência visual no planeta. 

Em apenas dois públicos que sofrem com um tipo de deficiência, já podemos notar que a parcela mundial da população que conta com alguma deficiência é muito alta - isso porque mostramos apenas as pessoas com deficiência visual e auditiva... 

Vendo rapidamente isso, já podemos entender que, no momento em que você não foca na acessibilidade, você está perdendo uma parcela do público muito alta. 

Agora, falaremos um pouco das vantagens de investir em acessibilidade: 

Vantagens de Investir em UX Design da Clickativo

Além de conseguir atingir uma parcela do público que você não atingiria antes, ao investir em acessibilidade, dependendo do projeto sob medida feito para seu caso, você terá a consciência de que seu site ou plataforma está contribuindo para um mundo melhor.

As pessoas de qualquer idade, nível intelectual e com deficiência jamais devem ser esquecidas, por isso, é muito importante que todo negócio ou solução foque nisso. 

Entretanto, diferente do que algumas empresas imaginam, investir em projetos que abordem o UX, com  a Clickativo, é mais simples do que parece. Por isso, se você quer deixar seu projeto de soffware ou app mais acessível e com uma experiência do usuário melhor, fale com um dos nossos especialistas. Juntos vamos desenvolver tecnologias e design alinhados à necessidade do seu negócio.